sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A lua cheia e seus mitos



Não tem jeito. Algumas superstições já entraram para o folclore popular e ainda que não se acredite totalmente nelas, poucos são os que se arriscam confrontá-las. Entre essas está uma relação o tanto controversa entre o aumento da incidência de acidentes nas estradas e o período antecessor a lua cheia. 

Estatísticas de sinistros da Allianz Suíça mostram que nos dias que antecedem a lua cheia são registrados aproximadamente 16% mais acidentes de carro do que na média em longo prazo. 

“Isso pode ser uma mera coincidência, afinal, os números não mostram quando os acidentes ocorreram, mas apenas quando eles foram reportados”, destaca o chefe de Seguro Veicular Automotivo da Allianz Suíça, Thomas Lanfermann. “Como seguradora, as fases da lua são completamente irrelevantes. Trata-se de uma mera peculiaridade estatística à margem de tópicos sérios de análise de risco” acrescenta. 

Segundo estudos realizados por institutos de pesquisa alemães, cerca de 92%dos respondentes acreditam que a lua influencia o comportamento das pessoas. Em outros estudos, 40% dos entrevistados disseram que elas reagem de forma sensível à lua e que sofrem distúrbios do sono quando ocorre a lua cheia. 

Contudo, a mudança de comportamento nunca foi cientificamente provada. “As pessoas deveriam dirigir com cuidado e previsão em todas as ocasiões”, lembra o executivo. Foram analisados 745 registros de ocorrências nos últimos cinco anos não ligados a prejuízos causados por causas naturais como granizo, por exemplo. O período de avaliação incluiu um total de 74 dias antes da lua cheia.

Fonte: Revista Cobertura | nº 131 pag. 12|

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Mais barato, seguro judicial avança

A lentidão da Justiça brasileira pode significar mais gastos e incertezas para a maioria das empresas no país, mas para as seguradoras pode representar um mercado potencial e é uma das apostas de expansão do mercado de seguro corporativo em 2013.


O seguro garantia judicial substitui formas tradicionais de garantia exigidas pelos juízes para assegurar que os valores devidos sejam pagos ao fim dos processos judiciais, como a fiança bancária.
 
O seguro pode substituir a fiança bancária, um tipo de empréstimo que só é efetivamente utilizado quando a empresa é condenada e precisa pagar o valor determinado pela Justiça. Até o fim do processo, condenada ou não, a empresa usa parte de seu limite de crédito e paga taxas ao banco.
 
Para as empresas, o seguro pode ser vantajoso porque não imobiliza capital ou limite de crédito com garantias enquanto o processo se arrasta. Além disso, a garantia judicial é, na média, entre 30% e 40% mais barata que a fiança bancária.
 
O valor segurado, deve ser 130% do valor que está sendo demandado. Ou seja, se o juiz exige R$ 100 milhões como garantia para o processo, a apólice deve ser de R$ 130 milhões. As taxas cobradas pelo seguro têm variado entre 0,7% e 1,2% do valor segurado.
 
Fonte: Valor Econômico

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Um novo cenário para o mercado de seguros



O aumento da expectativa de vida, a ascensão da classe C e a chegada da geração Y ao mercado de trabalho criam uma nova classe de consumidores e obrigam empresas a se adaptarem às novas demandas. Atrair esse público é um dos grandes desafios do mercado segurador brasileiro.
 
Jovens idosos
 
Após décadas de avanço econômico e tecnológico o mercado emergente da maturidade gera um vasto leque de oportunidades para empresas que estejam dispostas a suprirem as necessidades  dos consumidores de cabelos grisalhos.
 
O aumento da expectativa de vida, as facilidades da pós-modernidade e novas receitas para viver mais e melhor, fizeram com que aqueles que possuem mais de 65 anos sejam considerados, não mais adoráveis velhinhos, mas sim os detentores do poder, devido ao grande potencial de consumo desta faixa etária.
 
Além de comprar bens materiais, eles estão investindo em saúde e bem-estar. Uma preocupação que também atinge a nova classe C.
 
A nova classe média
 
Com um poder de consumo cada vez maior, a nova classe média passou a adquirir bens antes inacessíveis a eles e construir, assim, seu pequeno patrimônio. Agora é a hora de assegurar esses bens.
 
O mercado estima que a ascensão dos brasileiros da classe C representa um potencial de aproximadamente 60 milhões de novos clientes para as seguradoras. Formada por pessoas mais jovens, com nível escolar maior e exigente na hora de consumir e decidir onde investir o seu dinheiro, as seguradores devem ficar atentas às necessidades desse público para conseguir suprir seus anseios. A dica é a mesma no que concerne à geração Y.
 
Geração Y
 
Também conhecida como a Geração Digital, seus integrantes nasceram entre os anos 1980 e 1990 e constituem aproximadamente 20% da população. São exigentes e adeptos a internet.
 
Com pontos de vista muito diferentes de gerações precedentes, estão sempre conectados, são ávidos por inovações e veem na tecnologia uma grande aliada. O que significa que necessitam de atenção especial, diferenciada, para as suas especificidades como nova geração de consumidores.
 
Para atender esse novo perfil de consumidores é preciso se adaptar. Criar produtos diferenciados, oferecer informações com uma linguagem apropriada, abusar de mecanismos de interatividade e autosserviços, além de desenvolver novos canais de comunicação e criar produtos de seguro com valor adequado a suas necessidades e bolsos.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Kor corretora de Seguros faz seguro de Risco Engenharia em obra da Goldsztein

 
 
O seguro de Riscos de Engenharia garante proteção contra os perigos que podem afetar todo tipo de obra civil, incluindo erros de projeto.



Nesta modalidade os riscos possuem amparo desde a implantação do projeto.  A Kor corretora garante à Goldsztein os danos que possam ocorrer na fase de execução da obra. Mas esse tipo de apólice pode ser contratado tanto para construções novas como para reformas e ampliações.
 
Atualmente o seguro de Risco de Engenharia está sendo empregado como uma ferramenta de gestão de riscos onde o segurado transfere seus riscos para a Seguradora.
 
Faça você também o seu contrato com a Kor.


POSTS RELACIONADOS: