sexta-feira, 22 de março de 2013

Assédio moral e sexual: um grave problema nas empresas

No dia 20 de março a Band News, no espaço da Monica Bérgamo, abordou a realidade de hoje nas empresas que têm de responder por ocorrências de assédio moral e/ou sexual. Uma situação que se multiplica nas cortes de trabalho no país.



São constrangimentos pela incapacidade de atingir metas, nomes expostos em murais perante outros colegas, obrigatoriedade de participar de festas da empresa – exemplificado com um caso em que uma drag queen sentou no colo de funcionário durante uma performance no decorrer do evento – até subordinados que se unem contra o chefe entre outras situações. Em casos como esses o tribunal tem se posicionado condenando as empresas e colocando um limite nas relações de trabalho.
 
Para que os prejuízos não sejam ainda maiores a indicação é que a empresa faça um seguro de responsabilidades que cobre a exposição a esses riscos.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Cegueira de Movimento

Texto de Bob Sharp
 
Nas colisões em que um carro que seguia rapidamente atinge um mais lento saindo de uma via transversal, os motoristas dos carros rápidos geralmente afirmam não terem visto o veículo vindo da direita ou da esquerda. Eles não estão mentindo, apenas não viram realmente o outro veículo, mesmo à plena luz do dia. O fenômeno que diz respeito aos motoristas do carro rápido é chamado de “Cegueira de Movimento”. É incrível mas é verdade e preocupante.
 
Os pilotos militares recebem instrução sobre cegueira de movimento durante seu treinamento porque ela ocorre em velocidades mais altas e, até certo ponto, isto é aplicável a motoristas também, especialmente aqueles de carros mais velozes. Desse modo, se você dirige, leia o que segue com atenção.
 
Os pilotos são instruídos a alternar o olhar entre varrer o horizonte e o painel de instrumentos quando em vôo, e nunca fixá-lo mais que alguns segundos num único objeto. Eles são ensinados a manter a cabeça como se ela estivesse montada numa rótula e a movimentar os olhos continuamente. Isso porque quando se está em movimento, fixar o olhar num objeto por algum tempo faz a visão periférica sumir. Essa é a razão desse fenômeno ser chamado de cegueira de movimento.
 
Para os pilotos de caça essa é a única maneira de sobreviver no ar, não apenas durante um combate aéreo, mas também sob as ameaças de tempos de paz como as colisões no ar.

Até cerca de três décadas atrás, esta técnica de “cabeça numa rótula & olhos se movimentando” era a única maneira de avistar outros aviões por perto. Hoje os pilotos contam com radares, mas a velha técnica ainda tem utilidade.
 
Veja uma pequena demonstração da cegueira de movimento: http://www.msf-usa.org/motion.html É a mesma que é usada para pilotos em treinamento na salas de aula antes mesmo que cheguem perto de um avião.

Ao observar a figura, vê-se um conjunto de cruzes azuis sobre um fundo preto. Há um ponto verde piscante no centro e três pontos amarelos fixos à volta dele. Se fixarmos o olhar no ponto verde mais que alguns segundos, os pontos amarelos desaparecerão aleatoriamente, isolados ou em pares, ou os três de uma vez. Na verdade, os pontos amarelos estão sempre lá.
 
Se estivermos dirigindo em alta velocidade numa rodovia e se fixarmos o olhar na estrada à frente, não veremos um carro, um scooter, um bugue, uma bicicleta, uma vaca ou mesmo um ser humano vindo de um lado.
 
Agora invertamos a cena. Se estivermos atravessando a estrada a pé e um carro rápido vier se aproximando, há 90% de chance que o motorista não esteja nos vendo, pois a visão periférica dele pode estar zerada. E poderemos estar naquela zona cega!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Faça a sua parte na construção de um trânsito melhor

O trânsito não é feito apenas de meios de transportes e seus motoristas. Pedestres também fazem parte de sua constituição. Indiferente ao papel que você representa nas vias urbanas é preciso estar cientes de suas responsabilidades.



Tanto motoristas quanto pedestres precisam praticar o respeito ao próximo, a tolerância e a gentileza no trânsito. São esses gestos simples que fazem toda a diferença.

MOTORISTAS:

- Ao parar no semáforo, fique de olho e não pare em cima da faixa de pedestre.
-Usar o celular ao dirigir um veículo pode distrair o motorista. Que tal ligar antes de sair, ou depois de estacionar?
- Não se esqueça de acionar a seta antes de virar. Outros motoristas e pedestres precisam saber para que lado você vai.
- Mantenha os faróis regulados e mostre que você é educado no trânsito, acionando a luz baixa ao cruzar com outro veículo.
- Passe pelos cruzamentos com muito cuidado. Fique atento a pedestres que podem atravessar distraidamente.
- Em dias de chuva, muito cuidado com a pista molhada. Não ande em alta velocidade e evite freadas bruscas e o risco de derrapagem.
- Ao atravessar um cruzamento tenha certeza que você não vai bloquear a passagem de outros carros.
- Fique atento ao sair de garagens ou postos de gasolina, pois a calçada é área comum com pedestres.
- Quer sair para beber? Deixe o carro em casa e aproveite sem preocupação.

PEDESTRES

- Tenha certeza de que você está vendo e sendo visto por todos à sua volta. Carros, motos e veículos precisam notar a sua presença!
- Ajude os idosos a atravessar a rua. Afinal, um dia você também pode precisar dessa mãozinha
- Faça contato visual com o motorista antes de atravessar a rua e colabore para prevenir acidentes.
- Olhe sempre para os dois lados antes de atravessar a rua e não atravesse correndo.
-  Seja prudente. O lugar mais seguro para esperar o momento de atravessar é a calçada!
- Preste atenção quando passar por portas de garagem e postos de gasolina, pois são lugares comuns a carros e pedestres.
- Os adultos devem zelar pela segurança das crianças no trânsito. Segurá-las pelo punho é mais prudente que pela mão.

Via: Brasil