quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Seguradora cria carro pesadelo na Europa


O seguro mais caro do mundo. Projetar esse perfil foi a proposta da empresa de seguros Warranty Direct, que criou o Monster MK1, um carro imaginário feito a partir das piores peças dos carros menos confiáveis que circulam nas estradas britânicas.

O nível de confiança foi analisado por meio dos dados de custo de reparos, frequência das falhas, ano e quilometragem. A partir disso foi, criado o “carro pesadelo”. O motor é do MG TF com a transmissão da Land Rover Freelander, freios do Audi A8 e suspensão do BMW M3. Do Mercedes-Benz Classe V herdou a ignição, enquanto o sistema de direção veio do Volvo C70. A parte elétrica é do Renault Megane e o sistema de ar-condicionado é da SEAT. Com essa combinação, o carro teria que ser consertado todo o mês e teria um preço de manutenção anual de 2.050 libras (R$ 5.218).

Além do “carro monstro”, é possível pesquisar no site da empresa o grau de confiança de várias marcas e modelos, incluindo horas fora da estrada e preço de manutenção.

E no Brasil, como seria o pesadelo automotivo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Seguro da Alegria

Texto do livro “As viúvas das quintas-feiras” de Cláudia Piñeiro, escritora argentina com prêmios nacionais e internacionais por sua obra literária, teatral e jornalística:

...Há de tudo. Mas o cúmulo foi o caso de Mariano Lepera. Na Taça do Clube ele fez um hole in one e o negou para não pagar a rodada de champanhe para todos. Deu a tacada na saída do buraco 6, e a bola, após descrever uma órbita perfeita, caiu no Green, quicou três vezes, rodou e entrou no buraco marcado pela bandeira. Um tiro só, certeiro. Não foram necessárias mais tacadas. Só uma. Em qualquer campo de qualquer lugar do mundo, quem faz um hole in one deve, por cortesia e lei que não está escrita mas que ninguém discute, pagar uma bebida para todos os que estão no campo neste momento. Geralmente champagne. Às vezes uísque. Todos, em cada linha, do buraco 1 ao 18. Mariano Lepera perguntou ao starter quantas pessoas ele havia registrado nessa manhã e fez um cálculo rápido: 120 jogadores a uma média de cinco pesos cada um, seiscentos pesos. “Eu não pago isto nem morto”, e foi embora antes que alguém  pudesse lhe cobrar a dívida. Isso não se faz. Ou não se fazia. Não acontece nada, não há sanção, mas não é próprio de um cavalheiro. Para isso existe o seguro hole in one. Qualquer seguradora o faz. Elas oferecem à maioria de nós, quando seguramos a casa. Incêndio, roubo e hole in one, por mais um poucos centavos mensais. Segura-se um sinistro particular que não é nem um incêndio, nem um roubo, nem danos a terceiros. Na realidade, segura-se uma alegria, porque quem emboca uma bola a quase 150 jardas com uma só tacada é verdadeiramente uma felizardo. Não por acaso, existe no país uma registro no qual se podem anotar todos os que tiveram a sorte de fazê-lo. Embora a maioria prefira anotar no registro dos Estados Unidos, para divulgar a proeza em nível internacional. Uma providência simples, uma carta, uns formulários. É uma desconsideração não fazer o seguro e não desfrutar disso como cabe. Em toda uma vida é baixa a probabilidade de se fazer um hole in one, mas a de deixar de ser um cavalheiro , não.