De acordo com dados do Sindicato das Seguradoras do Estado, só no ano passado, a procura por seguros de veículos cresceu 18%, em relação ao ano anterior, no Rio Grande do Sul. O crescimento da frota e o aumento do número de furtos e roubos a veículos são apontados como razões para o aumento na busca pelo serviço.
O número de roubos e furtos de automóveis cresceu cerca de 10% no fim de 2012, como informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Até novembro de 2012, os casos de roubos de carros subiram 6,7% e os de furto, 5,46%, em relação do mesmo período do ano passado. De outubro para novembro, a alta nos roubos foi de 11,7%, de 911 casos para 1.018. E o furto subiu 10,5%, de 1.147 para 1.268 casos entre os dois períodos.
Esses dados levam os gaúchos não apenas a contratar mais seguros de carros como também a pagar mais caro pelo serviço. Na conta do aumento das apólices está o crescimento da frota, do
número de acidentes, de roubos e a contratação de serviços acessórios, como guincho, por exemplo.
Geralmente, o valor é calculado com base no modelo e no valor do veículo. Mas, o perfil do motorista também tem influência. Dados como idade e o tempo de carteira de habilitação são avaliados.
E se o condutor for mulher, por exemplo, o preço cai, já que elas são consideradas mais cautelosas no trânsito.
Carros importados são mais difíceis de conseguir peças, enquanto os populares são mais visados pelos ladrões e assaltantes. Nesses casos, o custo do seguro também aumenta. O valor pode variar bastante entre as seguradoras, portanto, a dica é: consulte quem conhece este mercado, o seu corretor.
Via: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário