O
Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou o índice
Car Group, também conhecido como índice de reparabilidade, para 2011. A lista
leva em conta as variações da cesta básica de peças (itens mais procurados no
reparo automotivo em caso de acidentes, como para-choque e lanternas, por
exemplo -- não confundir com preços de revisão, nem com qualquer índice de
consumo do carro) e o lançamento de novos modelos, e serve para apontar quais
são os veículos com menor custo e tempo de reparo, algo que deveria ser (mas
nem sempre é) levado em conta do momento da compra de um carro.
Os
vencedores -- ou seja, os carros com menores custos e tempo de reparo no Brasil
em 2011 -- são: Citroën C3, Ford Ka e Volkswagen Fox (hatches compactos);
Renault Sandero Stepway (hatch compacto aventureiro); Fiat Bravo (hatch médio);
Suzuki SX4 (hatch médio aventureiro); Citroën C3 Picasso (monovolume compacto);
Citroën C4 Picasso (monovolume médio); Volkswagen Saveiro (picape compacta);
Chevrolet S10 (picape média); Volkswagen Polo Sedan (sedã compacto); Citroën C4
Pallas (sedã médio); Volkswagen SpaceFox (perua compacta); Renault Grand Tour
(perua média) e Ford Transit Furgão Curto (utilitário).
O
Car Group utiliza um escala que vai de 10 a 60 para medir a reparabilidade de
um modelo: quanto menor o grau nessa escala, melhor. Todas as principais
categorias de veículos são analisadas, mas o Cesvi atribui notas apenas aos
carros cedidos pelas fábricas -- quando um carro não é entregue para a
avaliação, recebe o índice ND (não disponível) e, claro, fica fora da disputa.
Além
disso, a divisão feita pelo Cesvi pode soar um pouco estranha, já que é mais
rígida que o padrão do mercado: o "estiloso" Fiat 500 disputa com
veículos simples (e mais baratos) como Fiat Mille e Peugeot 207 (hatches
compactos), por exemplo; a mesma categoria abarca ainda modelos como Fiat Punto
e Chevrolet Agile.
De
toda forma, o índice é respeitado e chega a influenciar o mercado de seguros de
automóveis, já que um carro com custo de reparo mais barato pode ter valor de
apólice mais em conta.
Fonte: UOL
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