A geração de Baby Boomers foca na autossuficiência e as mais
jovens na educação
Embora as mulheres de todas as gerações desejam e estejam ansiosas
em apoiar financeiramente os membros da sua família, elas também dão uma forte
ênfase na autossuficiência, segundo o estudo Visão das mulheres sobre as
obrigações familiares financeiras: Uma pesquisa MetLife sobre as conclusões
entre gerações.
Uma tendência que parece ser universal entre as mulheres
entrevistadas é o desejo de poder dar mais em termos financeiros para seus
filhos ou netos. É uma constatação de quase oito em dez mulheres de todas as
gerações. Da mesma forma, as mulheres de todas as idades concordam fortemente
que precisam preparar-se para sua aposentadoria para não ter que depender mais
tarde dos membros da família: 89% dos Baby Boomers (nascidos entre 1946 e
1964), 88% da Geração X (nascidos entre 1965 e 1976) e 84% da Geração Y
(nascidos entre 1977 e 1990).
Os Boomers dão muita importância à autossuficiência e são mais
propensos que as outras gerações a afirmar que estão financeiramente seguros.
Eles são 60% contra 47% da Geração X e 50% da Geração Y. Se fosse dada a opção
entre gastar dinheiro para desfrutar a aposentadoria versus economizar com o
propósito de deixar uma herança, tanto os Boomers (73%) como a Geração X (69%)
estão mais propensos que a Geração Y (54%) em concordar com a primeira opção.
Aproximadamente metade das mulheres sente que tem uma
responsabilidade muito forte, e quase que absoluta, de dar apoio financeiro
para a educação dos filhos. Entretanto, a Geração Y está significativamente
mais propensa a dar este apoio como relatado por 57% das mulheres, comparado
com 51% da Geração X e 45% dos Boomers.
Os relatos das mulheres da Geração X é que, à medida que as
mulheres envelhecem, elas afirmam que já fizeram sua parte com seus filhos e
que chegou a hora de se concentrarem nas suas próprias necessidades, tanto em
relação à aproveitar a vida como em termos de independência.
A ênfase das entrevistadas na autossuficiência inclui sua
relutância em aceitar ajuda financeira de seus filhos. Em momentos de
dificuldade financeira, uma percentagem igual de mulheres em todas as gerações
daria ajuda financeira aos pais ou sogros, mas 45% dos Boomers disseram que não
aceitariam ajuda financeira de seus filhos adultos, mesmo que precisassem. “O
que fica claro no estudo é que ter um planejamento para a independência é
importante para a segurança financeira da família, principalmente para as
mulheres que ao envelhecerem não querem depender de seus familiares”, diz
Sandra Timmermann, Doutora em Educação e diretora do MetLife Mature Market
Institute.
Ainda segundo Timmermann, a obrigação e a responsabilidade mostram
como as gerações se sentem em cuidar uns dos outros, mas elas com certeza não
são as principais razões. O desejo de ajudar, financeiramente ou não, vem do
sentimento de amor e carinho.
Nesta perspectiva de envelhecimento e preocupação financeira, o
seguro de vida é visto pelas mulheres como um componente importante para
garantir a segurança financeira da família. Segundo relatos apontados na
pesquisa, “nem passa pela cabeça não ter um seguro de vida. Não consigo pensar
em acrescentar mais um estresse para a minha família.”
Existem algumas diferenças importantes entre as mulheres mais
jovens e mais velhas no que diz respeito às razões para ter ou precisar de
seguro de vida. A Geração Y (83%) e a Geração X (79%) dizem que têm ou precisam
de seguro de vida para apoiar seus filhos caso venham a falecer prematuramente,
seguido do desejo de dar apoio ao cônjuge. Da mesma forma, as mulheres mais
jovens são mais propensas que os Boomers em afirmar que a principal razão para
terem seguro de vida é pagar a educação dos filhos. Os Boomers (59%) são mais
predispostos em dizer que o seguro de vida é para apoiar o cônjuge caso venham
a falecer prematuramente, seguido de pagar os custos do funeral.
O forte desejo de ajudar os filhos financeiramente não se estende
necessariamente aos netos. Apenas 8% das mulheres da geração Boomers sentem a
responsabilidade de ajudar na educação dos netos. Entretanto, o sentimento de
responsabilidade com a educação dos netos está crescendo: 15% da Geração Y e
13% da Geração X dizem que dar apoio à educação dos netos é uma de suas
responsabilidades.
Fonte: Approach
Nenhum comentário:
Postar um comentário