terça-feira, 29 de maio de 2012

Como escolher o valor do seguro de vida


Fazer um seguro de vida não costuma fazer parte do planejamento financeiro dos brasileiros. Além do receio em encarar a possibilidade da própria morte, no Brasil poucos medem as despesas e rendimentos de forma anual, mas sim mensalmente.
Segundo um levantamento realizado em todo o Brasil, apenas 15% dos adultos com condições de fazer um seguro de vida de fato tem uma apólice.
Para escolher o valor segurado, é necessário considerar uma série de fatores, mas que muita gente escolhe às cegas a partir de uma tabela, sem ponderar as reais necessidades de sua família.
Para optar pelo valor correto é preciso considerar três fatores: 
a) o seu orçamento doméstico;
b) as despesas com educação dos seus filhos;
c) a existência de um inventário, principalmente em caso de morte acidental, quando não houve de realizar qualquer planejamento sucessório.
Assim, é preciso colocar na ponta do lápis quanto a sua família gasta para sobreviver anualmente, quanto seus filhos ainda vão precisar para concluir os estudos, quanto (e por quanto tempo) seus financiamentos consomem de recursos e quanto seria necessário para as despesas emergenciais logo após a morte do titular.
Considere também qual a renda mensal que você gostaria que sua família recebesse, e durante quanto tempo.
Um seguro de vida básico cobre morte por qualquer motivo. É possível, no entanto, acrescentar outras coberturas, como um adicional por morte acidental (o que libera mais recursos nesse caso, embora a cobertura básica já tenha essa cobertura), invalidez permanente e diagnóstico de doenças graves.
Posts relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário