O debate sobre a diferença entre os sexos é
polêmico e quase sempre pode soar politicamente incorreto. No entanto, não
podemos ignorar sua existência. Afinal, as diversidades se revelam numerosas e
suas nuances podem ser muito úteis em pesquisas de consumo.
Nos últimos anos muitos artigos foram publicados
abordando o tema no âmbito da memória, da fala, do uso da linguagem, da
organização espacial, da capacidade de fazer contas, da infidelidade e até do
estímulo sexual. Recentemente, o assunto também entrou em pauta no setor de
produtos financeiros.
Na compra de tais produtos, os homens têm maior
possibilidade de trocar o conceito de previdência, são mais focados em preço e
praticidade e não gostam de intimidade e de se sentirem inferiorizados. Por sua
vez, as mulheres têm mais chance de adquirir tipos diferentes de seguros, são
mais focadas no benefício recebido, na marca e no status. A análise é do
especialista Edilberto Camalionte,
professor da Fundação Getúlio Vargas e diretor da Atingire Treinamento de Fato.
Aproveitar
as características predominantes em homens e mulheres é a melhor forma de
atingir os consumidores. Contudo, é
preciso estar atento para não generalizar comportamentos. Classe social, faixa
etária, hábitos culturais, evolução de classe social e conhecimentos culturais
são variáveis que devem ser consideradas na hora da venda. “Tudo isso interfere
na abordagem que deverá ser feita”, observou Camalionte. “Vender é uma coisa.
Oferecer uma solução financeira que vá impactar na vida da pessoa é outra”,
acrescentou.
A estratégia para atingir o consumidor deve
passar pela aceitação do produto, mensuração do potencial de mercado,
comunicação e conhecimento do cliente, até chegar à conclusão da venda. “Estimativas apontam que quando o consumidor fala bem de
empresa, ele fala para oito pessoas. Já quando fala mal, fala para 90 pessoas.
Quando há elogios, geralmente é para o atendimento e não para o produto em si”,
exemplificou Camalionte, frisando o quão importante é a comunicação e o bom atendimento ao cliente.
Posts Relacionados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário