segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Homens e mulheres diferem na compra de seguros

O debate sobre a diferença entre os sexos é polêmico e quase sempre pode soar politicamente incorreto. No entanto, não podemos ignorar sua existência. Afinal, as diversidades se revelam numerosas e suas nuances podem ser muito úteis em pesquisas de consumo.

 

Nos últimos anos muitos artigos foram publicados abordando o tema no âmbito da memória, da fala, do uso da linguagem, da organização espacial, da capacidade de fazer contas, da infidelidade e até do estímulo sexual. Recentemente, o assunto também entrou em pauta no setor de produtos financeiros.

Na compra de tais produtos, os homens têm maior possibilidade de trocar o conceito de previdência, são mais focados em preço e praticidade e não gostam de intimidade e de se sentirem inferiorizados. Por sua vez, as mulheres têm mais chance de adquirir tipos diferentes de seguros, são mais focadas no benefício recebido, na marca e no status. A análise é do especialista Edilberto Camalionte, professor da Fundação Getúlio Vargas e diretor da Atingire Treinamento de Fato.

Aproveitar as características predominantes em homens e mulheres é a melhor forma de atingir os consumidores. Contudo, é preciso estar atento para não generalizar comportamentos. Classe social, faixa etária, hábitos culturais, evolução de classe social e conhecimentos culturais são variáveis que devem ser consideradas na hora da venda. “Tudo isso interfere na abordagem que deverá ser feita”, observou Camalionte. “Vender é uma coisa. Oferecer uma solução financeira que vá impactar na vida da pessoa é outra”, acrescentou.

A estratégia para atingir o consumidor deve passar pela aceitação do produto, mensuração do potencial de mercado, comunicação e conhecimento do cliente, até chegar à conclusão da venda. “Estimativas apontam que quando o consumidor fala bem de empresa, ele fala para oito pessoas. Já quando fala mal, fala para 90 pessoas. Quando há elogios, geralmente é para o atendimento e não para o produto em si”, exemplificou Camalionte, frisando o quão importante é a comunicação e o bom atendimento ao cliente.



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