quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Sites de carona: uma tendência ecologicamente correta

Os congestionamentos cada vez maiores deixaram de ser um problema apenas dos grandes centros urbanos. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), circulam pelas ruas e estradas do país cerca de 45 milhões de veículos.

Além de causar prejuízos à saúde da população eles atrapalham o crescimento do país. Com o objetivo, nada modesto, de atenuar esses problemas surgiram os sites de carona.

Entre as alternativas disponíveis na rede, há desde sites fechados, apenas para grupos de funcionários de empresas credenciadas, até opções para quem vai viajar para outras cidades e estados.

Veja abaixo como funcionam cinco iniciativas:

Um mapa interativo mostra de onde saem e para onde vão as caronas. São mais de 11.000 usuários cadastrados em todo o país — o que permite que as caronas sejam tanto dentro da cidade, como para outros lugares.

A ferramenta permite ao usuário adicionar seu destino e pesquisar caronas oferecidas, além de compartilhar viagens com outros membros. O site possui, ainda, uma seção corporativa na qual é possível conseguir até carona de helicóptero — naturalmente que, neste caso, é preciso ter um helicóptero também.

O lema do site é que em cada carro cabem ao menos quatro passageiros. É preciso se cadastrar para ter acesso aos mapas e às comunidades de caronistas (quem dá carona) ou caroneiros (quem pega carona) da cidade.

Reúne cerca de 11.000 pessoas interessadas na troca de caronas corporativas. O cadastro é feito apenas por meio de empresas e seus funcionários. Um novo serviço pretende possibilitar o compartilhamento de veículos também na ida a shows e eventos.

Criado por estudantes da Unicamp, o serviço é voltado exclusivamente a universitários e já conta com a adesão de nove instituições nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Para usar a ferramenta é preciso ter o e-mail de aluno de uma das universidades participantes.

Dicas para caroneiros e caronistas de primeira viagem:

■ Combine antes o itinerário e o trajeto da viagem, assim como pontos de embarque e desembarque.
■ Marque um horário e determine a tolerância máxima de atraso.
■ Despesas com combustíveis, estacionamento e pedágio devem ser divididas entre motorista e passageiro, a menos que isso seja previamente combinado de outra forma.
■ Verifique se a manutenção de seu automóvel está em dia.
■ Estabeleça algumas regras para evitar desentendimentos, como ouvir música, comer ou fumar no interior do veículo, por exemplo.

Via: Veja SP

Posts relacionados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário